1. Seja facilmente encontrado
Estar na primeira página do Google é ter a sua empresa sempre em evidência! Além do Marketing de Conteúdo, as empresas utilizam técnicas aumentar a probabilidade do seu site subir no ranking do Google. Produzem conteúdos — geralmente num blog — com palavras-chave relevantes para o público-alvo; utilizam técnicas de SEO; melhoram a velocidade de carregamento das páginas…
2. Perfil de empresa no Google
Outra ferramenta bem importante é o Google My Business. Nela regista gratuitamente o endereço da sua empresa com telefone, site, horário de funcionamento e avaliações de clientes (fundamental!). Assim, quando alguém pesquisar por empresas dentro de uma localização específica, o seu negócio terá maior probabilidade de ser encontrado.
3. Conheça bem o seu Perfil Ideal de Cliente
Para aumentar as vendas online, o passo número um é criar a sua identidade e o seu posicionamento. Vá além de saber apenas o género, idade e classe social do seu público. Descubra quais são as suas dores, necessidades, desejos, conquistas, frustrações, sonhos, ídolos, hobbies…
4. Que conteúdo consegue oferecer?
O tráfego orgânico é fundamental para quem quer aumentar as vendas online. Consiste basicamente em trazer o público até ao seu site, sem precisar de pagar por isso. E como conseguir? Entregando conteúdo que gere valor, que seja realmente relevante. A partir do momento em que consegue fazer o cliente ir à loja, gera um lead e cria relacionamento, sendo muito mais fácil convencê-lo a comprar.
5. Otimize as suas campanhas
Acompanhando as métricas obtidas com o tráfego orgânico obtém-se informações importantes como, por exemplo, qual tipo de conteúdo mais lido, os produtos mais clicados, quais são as páginas mais visitadas e as palavras-chave mais relevantes. A partir daí, pode usar o tráfego pago (os famosos anúncios) para acelerar as conversões, aumentar as vendas online e fidelizar o interesse. Isto porque terá em mãos uma segmentação muito precisa. Para além do Google Ads, também pode fazer anúncios no Facebook ou Instagram.