Os 7 erros mais comuns das PME’s no digital

O Marketing Digital é um dos fatores mais desprezados pelas PMEs para alavancar o crescimento de uma empresa, mas é, na realidade, um dos que apresenta maior potencial, quando implementando e desenvolvido corretamente. Descubra 7 dos erros mais comuns que as PME’s cometem no mundo digital: 1. Esquecer-se das redes sociais Quantas empresas criam redes sociais e depois acabam por nunca mais as usar? Se o seu último update na página foi há dois anos, não se admire que a sua marca não esteja a ter a notoriedade que deseja. Para o evitar, deve certificar-se que tem alguém na sua equipa especializado em gestão de redes sociais, porque embora possa não parecer, este trabalho é essencial e não deve ser desvalorizado! Garanta que tem perfis profissionais da sua empresa, com uma imagem coerente, e reveja todas as publicações e conteúdo que já tinha sido feito. As fotos de perfil, fotos de capa, biografias e outros detalhes das redes devem ser atualizados frequentemente.
2. Publicar o mesmo conteúdo em todas as redes
Opção de publicar automaticamente as suas publicações do Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no Twitter? Esqueça isso. Cada rede social desempenha um papel diferente e oferece ferramentas diferentes, e por essa razão deve publicar conteúdo adaptado a cada uma e esquecer as publicações automáticas. Para facilitar o trabalho, pode utilizar uma plataforma de agendamento como o Hootsuite ou o Swonkie para planear melhor o conteúdo que coloca em cada rede social e no horário que tem melhor performance em cada uma!
3. Publicar com demasiada frequência ou com pouca
Se vir o seu feed de notícias do Facebook, poderá notar que há empresas que publicam com demasiada frequência, o que não é necessariamente um bom sinal, antes pelo contrário. Se publicar com muita frequência, acabará por cansar os seus leitores. Mas raramente publicar também é errado! Sabe aquelas páginas que segue e que têm imensos seguidores, mas não publicam conteúdo há anos? As taxas de engagement são muito baixas e nesse caso, o número de fãs de uma página acaba por ser inútil. Por esta razão, não basta a sua empresa angariar seguidores, é preciso garantir que tem uma estratégia consistente que permite uma aproximação ao público-alvo e, em última instância, a conversão e fidelização de clientes. Planeie bem a frequência com que a sua empresa deve publicar em cada rede social – por exemplo, 3x por semana no Facebook, 5x por semana no Instagram. No Instagram, como há mais opções para publicar conteúdos – como as histórias e Reels -, a frequência pode ser maior que no Facebook. O importante é verificar os resultados que está a ter em cada publicação e perceber o que faz sentido.
4. Não responder a mensagens
Se não responde a comentários nas suas redes sociais, está a cometer um grande erro. Estudos mostram que 80% das pessoas que recebem resposta aos seus comentários, acabam por comprar algum produto/serviço da empresa em questão, por causa dessa interação que se desenvolveu. Caso a sua empresa consiga alocar recursos para esse efeito, deve investir no recrutamento de um Community Manager, para ter a certeza que os comentários e quaisquer outras interações são atendidos e respondidos. Assim, também garante que transmite mais confiança e credibilidade a quem o segue e poderá estar a manter muitos mais clientes do que se não lhes respondesse.
5. Não incentivar os utilizadores a realizar alguma ação
A sua estratégia de Marketing Digital tem que passar por atrair as pessoas para as suas publicações, serviços, produtos. Para isso, tem de usar os “Call to Action” certos para aquilo que pretende, em todas as publicações e conteúdos! Ou seja, deve ter a certeza que encaminha sempre o leitor a executar uma ação – seja agendar uma reunião consigo, assistir a algum evento, inscrever-se num workshop ou subscrever uma Newsletter.
6. Não investir em publicidade digital
A publicidade digital, tanto nas redes sociais como no Google ou noutros canais, é uma maneira de chegar a mais pessoas e de angariar mais clientes. Para o fazer de forma eficaz e sem desperdiçar dinheiro e tempo, é fulcral que tenha uma estratégia definida e pensada de acordo com o estágio do funil de conversão em que o utilizador se encontra. Isto significa que deve pensar em anúncios para pessoas que ainda não conhecem a sua marca, pessoas que já estão a considerar comprar produtos ou recorrer aos serviços da sua empresa e para os seus clientes atuais, para que continuem consigo e comprem repetidamente.
7.  Contratar pessoas sem formação para gerir as redes sociais do seu negócio
É comum nas Pequenas e Médias Empresas que as redes sociais sejam entregues a funcionários ou até mesmo estagiários, sem que estes tenham a formação e o know-how necessários para definir e implementar uma estratégia eficaz para gerar leads e converter utilizadores.
Anotou estes erros? Agora não tem desculpa para voltar a cometê-los na sua empresa. Se quer saber como otimizar o Marketing Digital do seu negócio e começar a gerar leads imediatamente, agende um diagnóstico gratuito connosco!

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