As estatísticas são convincentes para incentivar uma empresa a investir
seriamente em marketing para PME, especialmente o digital.
As vendas no online cresceram 11,1% e as vendas via dispositivos móveis cresceram ano a ano em 23,7%.
Um relatório do INE revela que as taxas médias de conversão de smartphones aumentaram 64% em comparação com as taxas médias de conversão de desktops.
O digital é o local ideal para expansão do marketing para as PME, mas o mundo digital é um lugar lotado onde os profissionais de marketing clamam para ter sua voz ouvida.
#1. Mix de plataformas digitais: social, relações públicas e buscas
Uma estratégia de marketing para PME pode usar propositadamente uma variedade de técnicas de marketing digital, incluindo meios de comunicação sociais, relações públicas e centros digitais online, já que os clientes não tomam mais decisões baseadas em um único anúncio.
Em vez disso, os clientes passam por um funil de compras a caminho da conversão: da conscientização para a consideração; pesquisa para validação.
Assegure-se de que sua presença online suporte o comportamento do cliente. Por exemplo, use estratégias de relações públicas para promover a conscientização por meio de notícias sobre seu trabalho de caridade.
#2. Marketing de influência
O endosso de influenciadores está se tornando cada vez mais importante. Os compradores de hoje estão procurando por vozes autênticas nas quais possam confiar.
Enquanto o cinismo cresce, eles sentem que uma recomendação de um colega é mais confiável do que a mensagem de uma marca, principalmente os consumidores da geração Y. No entanto, você não precisa necessariamente pagar influenciadores.
Por exemplo, uma empresa que vende impressoras pode criar uma Natal onde o objetivo é encorajar as vendas de impressoras domésticas. O público-alvo dessa ação são famílias e peças da campanha vão incentivar atividades divertidas e inspiradas no Natal, como fazer calendários, cartões e guirlandas.
#3. Marketing de momento
O marketing de momento é o processo de reagir rapidamente e inteligentemente a eventos em tempo real.
Algum movimento marcante sério ou engraçado aconteceu? Analise e veja se não há oportunidade de criar diálogos com as pessoas e outras marcas sobre o assunto.
#4. Vídeo
Aproximadamente 1,3 biliões de pessoas usam o YouTube globalmente e, para as empresas, está a ficar mais fácil produzir filmes simples e enviá-los ao YouTube para o consumo dos espectadores.
Na verdade, 300 horas de vídeo são enviadas a cada minuto para a plataforma, com 5 biliões de vídeos assistidos todos os dias. O vídeo é um grande elemento no mix de marketing digital para PMEs.
Mais e mais está sendo consumido pelas os meios e não é por acaso que o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo depois do Google. O truque é criar conteúdo que as pessoas realmente queiram compartilhar.
#5. E-mail marketing
O e-mail marketing ainda tem o seu lugar como estratégia eficiente de marketing para PME.
Não é tão moderno quanto a rede social ou o vídeo, mas não está sujeito aos caprichos do Google e do Facebook, que têm a capacidade de minimizar sua presença e alcance online por meio de multas e atualizações de algoritmo.
Se você tiver um banco de dados, pode iniciar conversas diretamente com clientes . O único obstáculo é o conteúdo em si. Você tem que enviar e-mails que gerem envolvimento.
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