O SMO, ou Social Media Optimization, é um conjunto de técnicas que busca consolidar uma empresa nas redes sociais, visando principalmente o estreitamento da relação com os usuários e o aumento da receita de uma marca
SMO é a sigla de Social Media Optimization, ou Otimização de Média Sociais traduzindo livremente para o português. Trata-se de um conjunto de estratégias que visa consolidar uma empresa não somente através do site, mas também por meio das redes sociais.
Aumentar o alcance dos conteúdos é uma das principais funções do Marketing Digital. Com o avanço da tecnologia, mais e mais estratégias são criadas com o objetivo de gerar mais visibilidade para a sua marca. Um exemplo são as famosas técnicas de SEO, que buscam colocá-la em uma boa posição entre os resultados de pesquisas feitas nos motores de busca.
No entanto, para consolidar a sua marca no mercado digital, não basta apenas estar presente na primeira página de buscadores como o Google ou Bing. Isso porque, com o crescimento da influência das redes sociais, torna-se primordial focar nas estratégias de mídia.
Uma delas é justamente a otimização de mídias sociais, que procura potencializar o impacto do uso das redes sociais. Neste artigo, descubra o que é o SMO, seus benefícios, como aplicar a estratégia e muito mais!
O que é o SMO?
SMO é a sigla de Social Media Optimization, ou Otimização de Meios Sociais, traduzindo livremente para o português. Trata-se de um conjunto de estratégias que visa consolidar uma empresa não somente através do site, mas também por meio das redes sociais, sendo as principais o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.
São diversas as marcas que têm os meios como canal de divulgação de seus produtos e serviços, muitas vezes se utilizando do tráfego pago. Contudo, é fundamental estar atento às possibilidades de melhoria e otimização dessas redes.
Cada vez mais relevantes para o Marketing Digital, as técnicas de Social Media Optimization permitem que você acompanhe todo o processo das redes sociais, desde a publicação dos conteúdos, passando pela sua análise e melhoria com base nos números apresentados pelos resultados das estratégias, garantindo uma maior visualização da sua marca nos canais de média.
Qual a importância do SMO?
Para que compreenda melhor a importância do SMO, vale ter em mente que Portugal tem uma das maiores percentagens de utilizadores de redes sociais face à quantidade de população, que se situa em 68%, segundo dados do Eurostat.
Isso sem contar que, atualmente, 90% dos perfis de Instagram seguem pelo menos uma empresa, é o que informa a própria rede social.
Com tantas pessoas conectadas aos média sociais, é de se esperar um grande volume de conteúdo publicado. Dessa forma, postar nas redes deixa de ser um diferencial e passa a ser quase uma obrigação para as empresas que buscam por manter a marca ativa.
É claro que, acompanhando o crescente número de perfis comerciais, não foi uma surpresa que o Google adequasse os seus algoritmos para que a interação das páginas se tornasse um fator de ranqueamento.
A partir disso, o Social Media Optimization se consolida como uma importante estratégia de gestão de redes sociais, podendo não só ampliar a relação dos usuários com a marca, como também permitindo gerar mais tráfego, conversão de leads e vendas.
Quais são os benefícios do SMO?
Engana-se quem pensa que a otimização de média sociais ajuda apenas a aumentar os números de uma marca e a sua imagem. Investir em SMO traz diversos benefícios, como mostraremos a seguir.
Maior interação e relacionamento com o público
Com as pautas identitárias ganhando cada vez mais relevância, uma das maiores e mais notáveis mudanças no comportamento dos consumidores é a necessidade de ver as marcas como iguais, ou seja, personificadas.
Essa humanização das empresas tem sido uma estratégia de destaque para conquistar o relacionamento dos utilizadores e aproximar a relação com o público.
Atualmente, a melhor maneira de criar e cultivar essa relação entre marca e clientes, é através das redes sociais, com postagens e descrições que incentivem a interação do público por meio de gostos, comentários e até mesmo compartilhamento por stories.
Dentre as suas funções, o Social Media Optimization procura aumentar a relação com mais gostos e respostas a cada post, como consequência, tem-se um público fidelizado pelo diálogo mantido com a marca.
Redução de custos com marketing nas redes sociais
Com a influência das redes sociais para o marketing de uma empresa, sempre que se pretende por estratégias em prática, parte do orçamento é dedicada às plataformas de mídia como Instagram, Facebook ou LinkedIn.
E o motivo é simples: essas são excelentes ferramentas para o disparo de anúncios e campanhas, que após um bom planejamento, conseguem alcançar o público-alvo definido pela empresa.
Entretanto, no Marketing Digital, uma coisa leva a outra. Se o seu conteúdo não for relevante e interessante para os utilizadores, de nada adianta realizar campanhas pagas, pois essas tem a função de atrair o público. Porém, convertê-lo em Lead já é papel das redes sociais, que precisam estabelecer o diálogo com o possível consumidor.
Para que o seu dinheiro não seja desperdiçado, o SMO é uma ótima solução, já que suas estratégias aumentam as chances de engajamento no conteúdo postado nas suas redes sociais, aumentando também o ROI. Isso, por consequência, diminui os custos investidos em marketing de redes sociais.
Por que investir em SMO?
Ao contrário de antigamente, hoje em dia é praticamente impossível separar o marketing de otimização de mídias sociais e o de mecanismos de busca (SEM). Isso se deve ao fato de que as duas estratégias são cada vez mais complementares uma a outra.
As técnicas de Social Media Optimization são fundamentais para a abordagem de SEO do seu conteúdo. Por mais que as suas páginas das plataformas de redes sociais tenham um engajamento excelente, isto não necessariamente garante um bom ranqueamento.
Entretanto, alinhar uma estratégia de SEO de qualidade tem o potencial de ampliar os resultados das ações em prática. Mas quais são as diferenças entre SEM, SEO e SMO que falamos neste item?
Quais as diferenças entre SMO, SEO, SEM e SMM?
São inúmeras as estratégias de Marketing Digital e, com tantas siglas parecidas, é comum que haja confusão em alguns momentos. Para que não restem mais dúvidas, confira as diferenças e características das técnicas de SMO, SEO, SEM E SMM.
SMO
Como vimos ao longo deste artigo, o Social Media Optimization é um conjunto de técnicas que busca consolidar uma empresa nas redes sociais, visando principalmente o estreitamento da relação com os usuários.
SEO
A sigla em inglês para Otimização para Motores de Busca é focada em tornar uma página da web visível, buscando colocá-la em uma boa posição nas SERPs, isto é, páginas de resultados de busca do Google e do Bing, entre outros.
Como visto anteriormente neste artigo, o SEO se alinha às estratégias de Otimização de Redes Sociais.
SEM
Já o SEM, ou Marketing para Mecanismos de Busca, refere-se à estratégias pagas ou orgânicas também focadas em otimizar os resultados de pesquisas feitas nos pesquisadores. Porém, enquanto o SEO está mais relacionado a palavras-chave, o SEM é mais abrangente, podendo incluir até ações como links patrocinados ou anúncios pagos.
SMM
Da mesma forma como o SEM, ou Social Media Marketing (SMM) também possui mais abrangência do que o SMO, sendo voltado para todas as estratégias de marketing de redes sociais, sejam elas pagas ou orgânicas.
O objetivo é gerar interação e relacionamento, criar um bom relacionamento com o público e, claro, aumentar as vendas.