O Gestor de Tráfego tem como principal função gerar tráfego para algum meio como um site, redes sociais, um e-commerce ou, até mesmo, para um produto específico. Ele é um profissional analítico e que trabalha com base em dados produzidos pelo próprio meio de comunicação online.
Ele pode ser tanto um Gestor de Tráfego pago quanto orgânico. E, nos dois casos, esse conhecimento é extremamente útil para aumentar o sucesso do seu e-commerce.
Quer saber mais sobre como esse serviço pode ajudar no crescimento das suas vendas? Então, continua a leitura do conteúdo.
Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Muita gente acredita que o Gestor de Tráfego é apenas para criar e gerenciar anúncios na internet, mas esse mesmo profissional também faz a gestão de tráfego de outros tipos de conteúdo. Entenda a principal diferença entre esses dois profissionais.
Gestor de Tráfego pago
É o que as pessoas mais conhecem e entendem a importância. Estamos falando do profissional que “sobe” anúncios nas mais diversas redes sociais e também em outros locais. Veja quais os principais locais de atuação desse profissional:
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- Linkedin Ads;
- Google Ads e outros.
E, de fato, é um trabalho bastante significativo porque o gestor consegue traduzir os números em informações valiosas para a empresa.
Por exemplo, ele pode identificar de onde as pessoas que clicam no anúncio são, idade, de onde está vindo a maior quantidade de cliques, quais são os cliques que geram vendas e por aí vai.
A partir disso, fica mais fácil criar estratégias que gerem maiores resultados com menor esforço. Por exemplo, por meio de testes AB, o gestor é capaz de saber qual tipo de anúncio está performando melhor do que outro.
Gestor de Tráfego orgânico
O tráfego orgânico são os posts que você faz para as redes sociais — Instagram, por exemplo — todos os dias, e não paga nada para ter aquele conteúdo ali.
Mas, ainda assim, é importante entender as informações que esses locais oferecem e isso pode gerar um custo financeiro menor para sua empresa. Assim, o Gestor de Tráfego também precisa analisar:
- redes sociais;
- blog;
- site;
- e-mails e outros.
Por exemplo, uma baixa taxa de visita no blog da empresa pode ser um alerta para indicar que o SEO do conteúdo não está tão bom quanto deveria. Pode também mostrar que alguma página do blog não está indexada no Google e, portanto, não pode ser encontrada pelos motores de busca além de várias outras informações.
Por que contratar um Gestor de Tráfego?
Agora que já ficou claro o que faz um Gestor de Tráfego, veja porque esse tipo de serviço é essencial para o seu e-commerce.
1. Redução de custos
Você já deve ter ouvido falar que uma das grandes vantagens do marketing digital sobre o marketing offline é justamente o fato de poder analisar métricas.
Mas, por que isso é importante? A resposta é simples: porque isso reduz os custos com publicidade, direcionando o seu investimento para públicos que são capazes de trazer maior retorno.
Como o Gestor de Tráfego é capaz de analisar as personas, ou seja, as pessoas que, por exemplo, “clicam em um anúncio”, fica mais fácil direcionar o próximo para aqueles consumidores que têm mais chances de comprar.
2. Descobre oportunidades
Ao analisar as métricas, o gestor é capaz de encontrar novas oportunidades. Na prática, pode ser que, ao fazer uma análise ele consiga identificar um outro público, pessoas que você acreditava não fazer parte do seu público-alvo.
Isso não só gera mais receitas, mas abre uma grande porta para inovações e estratégias de produto, atendimento, serviço e outros. Essas descobertas de oportunidades são essenciais para o crescimento e sucesso de qualquer e-commerce.
3. Maior alcance
O anúncio, por si só, é capaz de proporcionar maior alcance, porém, sem o trabalho do Gestor de Tráfego, ele não alcancará todo o potencial do qual é capaz.
Quando ao algoritmo, do Facebook, por exemplo, entende que aquele anúncio é útil para as pessoas que estão recebendo (determinadas pelo direcionamento do gestor), esse anúncio vai aparecer para um número maior de pessoas.
Assim, também nesse aspecto, o serviço de gestão de tráfego faz toda a diferença nos resultados. Além do mais, aproveita melhor os recursos investidos naquela publicidade.
4. Entende a melhor forma de anunciar
Se faça uma pergunta agora: qual tipo de anúncio dá mais certo com o seu negócio? Se você não faz ideia ou apenas “acha” que é “x” modelo, esse é um sinal de que sua empresa está precisando desse tipo de gestão.
Você pode achar que o formato de vídeo é a melhor opção, afinal de contas, o consumo desse tipo de conteúdo vem crescendo exponencialmente. Porém, marketing nunca foi e nunca será receita de bolo. O que serve para a maioria, pode não ser a melhor opção para você.
Por isso, testar diversos tipos de conteúdo é essencial e essa também é uma das funções do Gestor de Conteúdo, talvez uma das principais. Por meio de Testes AB ele é capaz de descobrir qual tipo de conteúdo performa melhor para o seu público.
Qual a melhor estratégia de gestão de tráfego para e-commerce?
Essa é a pergunta que todos os donos de e-commerce fazem e não há uma resposta definitiva.
O comportamento do consumidor vem mudando constantemente e acompanhá-lo é um dos maiores desafios para quem tem um negócio online. Mas podemos dar algumas dicas que podem ajudar como ponto de partida.
Faça testes no orgânico, ou seja, produza conteúdos dos mais diversos modelos e tipos para redes sociais. Vá mudando um fator por semana, por exemplo, horário de postagem, se reels, post estático ou carrossel, teste o tom de voz da marca e assim por diante.
Faça esse tipo de teste e modificações contínuas também em outros locais como blog, site, e-mails… até encontrar a receita certa para o seu negócio.
Vale a pena contratar um Gestor de Tráfego?
A resposta é sim e vamos te explicar o motivo. Fazer a gestão do tráfego e encontrar oportunidades, novas abordagens e entender o comportamento do consumidor não é uma tarefa fácil.
Pensar em estratégias e testes A,B, entender qual tem mais chances de conseguir melhores resultados e porque um está dando mais resultados do que o outro conteúdo são, por exemplo, algumas das atribuições desse profissional.
Além disso, é algo que demanda muito tempo, atenção e análise criteriosa e detalhada e, como já diz o ditado: “tempo é dinheiro”. E, se você estiver “ocupado” com essa função, como vai cuidar do seu negócio como um todo?
Portanto, contratar um Gestor de Tráfego ou uma agência que ofereça esse e outros serviços (o que financeiramente costuma ser mais viável) é uma ótima estratégia para fazer o seu e-commerce vender cada vez mais.
Aqui na Anova temos uma equipe especialista em fazer gestão de tráfego pago e também orgânico. Entre em contato e entenda como podemos ajudar o seu negócio!