Gestor de Marketing Digital vs. Gestor de E-Commerce

Muitas vezes percebemos estas duas funções se confundem. Por isso mesmo, viemos aqui desmistificar as suas definições.

Se imaginarmos uma corrida de estafetas, o Gestor de Marketing Digital sai na frente, a tentar ganhar vantagem e a atrair o público. Por outro lado, o Gestor de E-Commerce é o atleta que se segue, pronto para entrar na corrida e levar o testemunho até à meta – a conversão.

Por outras palavras, um responsável de #MarketingDigital é alguém que tem como objetivo definir uma estratégia eficaz olhando para propósitos claros, que passam por aumentar a curiosidade do utilizador no seu produto/serviço e direcionar o target para a loja online. Assim que esse potencial cliente entra no website está na altura de passar o testemunho para o responsável de #ECommerce, já que a loja é da sua responsabilidade.

Esclarecendo esta diferença, abaixo algumas das medidas tomadas por cada um e respetivas kpi’s:

Digital Marketing Manager

Aquisição de tráfego;
Otimização dos motores de pesquisa (SEO);
Gestão de redes sociais;
Comunicações internas;
Criação de campanhas PPC;
Definição da estratégia de email marketing.

KPI’s

Return on ad spending (ROAS);
Media spend over net revenue;
Alcance das publicações;
Nº de visitas.

E-Commerce Manager

Arquitetura da informação e navegação no site;
Aumentar o desejo de compra pelo potencial cliente graças à presença de material visual sugestivo, textos persuasivos e outras ferramentas;
Gestão de comentários de produtos;
Definir promoções, desde a seleção dos produtos, passando pela estrutura de preços até à estratégia de comunicação;
Gestão de stocks;
A fase de compra em si, que deve proporcionar ao novo cliente (e ao atual) uma experiência perfeita;
Gestão de fidelização dos clientes.

KPI’s

Taxa de conversão;
Average Order Value (#AOV);
Taxa de Abandono de Carrinho;
Taxa de churn.

Agora é possível perceber que a confusão entre estas duas posições dentro da organização advém da fronteira ténue entre ambas.

Quanto melhor e mais fluida for a relação entre estas duas figuras, maior a probabilidade de sucesso, já que são duas posições distintas mas que devem funcionar em conjunto, com a finalidade de aumentar os resultados do negócio online.

Neste momento, sabe que profissional realmente precisa o seu negócio?
Lá está: muito provavelmente os dois!

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