“Além da base de contas ativas ser maior, dados indicam que uma boa campanha pode aumentar 138% das vendas”, diz Lívia Lampert, da KingHost
Empresas que não investem em campanhas de e-mail marketing estão a perder dinheiro. Talvez algumas pessoas tenham lido essa afirmação com descrença, mas cabe o compartilhamento de informações importantes e que podem transformar a estratégia de marketing digital para negócios de todos os portes.
Uma projeção da Statista, plataforma especializada em dados de mercado e consumidores, indica que até o fim de 2023, 4,3 biliões de pessoas devem usar o e-mail diariamente. A expectativa é que até o próximo ano, sejam 4,48 biliões. No Facebook, são 2,94 bilhões de contas ativas (março de 2022), em fim de comparação.
Além do alto volume, que oferece oportunidade de potencializar resultados, dados da CampaignMonitor indicam 40 vezes mais chances de aquisição de novos clientes do que com as redes sociais. A Convince and Convert, empresa de consultoria de média digital, ainda mostra que uma boa campanha aumenta em 138% as vendas.
No entanto, mesmo que uma mensagem tenha cinco vezes mais chance de ser lida no e-mail do que no Instagram ou Twitter, uma pessoa pode receber de 400 a 10 mil comunicações de marcas por dia.
Para chegar mais longe, é preciso aprender a se destacar da concorrência, criando uma campanha efetiva e com aplicação de hacks simples.
- pensar no assunto, já que é o que chama atenção para abrir o conteúdo.
- Fazer testes para entender o que funciona com cada público é fundamental, principalmente adicionando perguntas, emojis e charadas.
- É necessário evitar palavras que podem gerar taxas de abertura menores, como FW, PDF, Newsletter e Você.
Em relação ao texto:
- frases e parágrafos muito longos são proibidos. Em contrapartida, abusar do storytelling para envolver o consumidor, dar prova social e aplicar técnicas de copywriting (escrita persuasiva) para mostrar a oferta imperdível ali contida são aspectos quase obrigatórios.
- Existem plataformas que oferecem layouts prontos e personalizáveis que podem auxiliar com a criatividade e aplicação da identidade da empresa. Espaços em branco em excesso devem ser evitados e o contraste, principalmente nos botões, precisa receber atenção especial.
- Para proporcionar um ar divertido, GIFs animados, emojis ou até cronômetros para indicar o fim do prazo de uma ação (gerando o senso de urgência) são alternativas inteligentes e efetivas.
- O call to action (CTA), curto e objetivo, tem que indicar exatamente o que quer que o consumidor faça.
Mas fica o alerta: tudo deve ser pensado para mobile. A maior parte das pessoas acessa a internet pelo smartphone. A responsividade é lei em campanhas de e-mail marketing.
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Em relação à estratégia, o principal segredo é não ter medo de testar novas maneiras de conhecer o público-alvo, através de testes com cores e horários de disparo. A segmentação deve ser usada a favor, com disparos para grupos com interesses e características específicas.
Apenas lembre-se que ninguém gosta de receber diversos comunicados da mesma empresa muitas vezes por dia. A qualidade é o que importa. Em exagero, duas coisas podem ocorrer: descadastramento e/ou denúncia por spam.
Limpe a base de contatos. Pode parecer um aconselhamento estranho, mas fazendo isso, é possível garantir que as soluções cheguem a quem se interessa de verdade, impactando em taxas de abertura, clique e reputação do domínio, além de otimizar o orçamento.
Por fim, não deixe de oferecer o botão de descadastramento, ponto essencial para garantir uma relação saudável com o cliente.