O que é Tráfego?
O tráfego diz respeito aos utilizadores na internet. No caso de um site ou landing page, esse número é essencial para saber quantas pessoas viram o seu conteúdo. Consequentemente, é possível saber também a origem dessa audiência, ou seja, de que forma é que o público chegou às suas páginas, quanto tempo ficaram, se houve alguma conversão e muito mais. O tráfego seria uma das métricas e um dos pontos de partida para entender a eficiência das suas campanhas.
1. Tráfego orgânico
Se está, neste momento, a ler este artigo, isso quer dizer que a estratégia de tráfego orgânico está a funcionar. Muito provavelmente chegou aqui porque pesquisou sobre tráfego no Google, ou clicou em algum link das nossas redes sociais – tudo de maneira orgânica.
Tráfego orgânico é quando o público chega ao seu conteúdo sem que precise de criar campanhas ou pagar para isso.
É uma estratégia de inbound marketing, ou seja, quando o público é mais ativo e vai à sua procura. Na prática, a forma mais comum disso acontecer é pelos motores de busca.
Quem quer gerar tráfego orgânico precisa de produzir conteúdos de muita qualidade e com consistência e aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization), porque é isso que aumenta as hipóteses das suas páginas aparecerem na primeira página de pesquisa do Google.
O tráfego orgânico é eficaz em atrair leads no topo do funil de vendas, ou seja, que ainda não conhecem o seu produto ou serviço. Os seus conteúdos é que vão ajudar a educar esse público e levá-lo para as próximas etapas do funil.
Existem alguns contras que precisa de saber:
- Os resultados surgem a longo prazo;
- Para perceber se a sua estratégia orgânica está a resultar, vai ter que esperar alguns meses;
- Uma vez que é um processo demorado, não deveria ser a sua única fonte de tráfego. De qualquer das formas, não pode deixar de investir no orgânico.
2. Tráfego pago
O tráfego orgânico e o pago funcionam como yin yang: os dois são opostos, mas complementam-se.
Enquanto que no orgânico não paga para que o seu público chegue até si e demora meses para ter retorno do seu investimento, no tráfego pago investe em campanhas e o retorno sobre o seu investimento surge muito mais rápido.
No pago, quem vai atrás do público é a sua empresa. E não o público que vem atrás de si.
Isso faz parte de uma estratégia de outbound marketing, que é quando a empresa dá o primeiro passo para capturar mais leads.
As duas plataformas mais conhecidas para fazer uma estratégia de tráfego pago de sucesso são o Google Ads e o META Business Suite.
As suas campanhas podem ser:
- Com foco em palavras-chave relevantes para o seu negócio, através de links patrocinados no Google;
- Com foco no perfil do público-alvo, através de posts patrocinados nas redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube;
- Em banners noutras outras páginas.
3. Tráfego de referência
O tráfego de referência é quando as suas páginas aparecem no conteúdo de outro site.
Pode fazer parcerias para fortalecer o tráfego de referência do seu negócio e conquistar mais autoridade e visibilidade.
Consequentemente, o seu posicionamento no Google vai melhorar (e vai aumentar as hipóteses de aparecer na primeira página).
4. Tráfego direto
Tudo acontece de maneira orgânica. Porque no tráfego direto, é o público que dá o primeiro passo.
Tráfego direto é quando digita o endereço de uma página no navegador ou a guarda nos seus favoritos. Por isso, tráfego direto tem a ver com fidelização.
A melhor forma de fidelizar o público é investindo no branding da sua empresa. Porque quando trabalha bem a força da sua marca, o tráfego direto é uma consequência. E quando o público chega a esse nível, significa que está muito qualificado para comprar o seu produto ou serviço e se converter em cliente.
5. Tráfego social
A sua marca precisa de estar nas redes sociais se quer ter um negócio de sucesso. Hoje, elas contam com milhões e milhões de utilizadores. Se quer que o seu público chegue até si, não pode ignorar este facto de maneira nenhuma.
A maior vantagem do tráfego social é a probabilidade do seu conteúdo viralizar. Quando isso acontece, pode ficar surpreendido com a quantidade de pessoas que vão aceder às suas páginas. Ou seja, o tráfego social traz visibilidade.
O que importa aqui também é a qualidade do público que vem das redes sociais: se o utilizador o acompanha por lá, significa que ele está interessado no que tem a dizer.
Trata-se de um lead que está muito mais disposto e inclinado a se converter em cliente do que quem vai ter à sua página a partir de tráfego orgânico, por exemplo.
Esta estratégia de tráfego tem uma desvantagem:
- Viralizar conteúdo não é assim tão fácil.
6. Tráfego de email marketing
O tráfego de e-mail marketing é adquirido por meio de mensagens que chegam à caixa de entrada dos utilizadores. Os links contidos em e-mails não influenciam diretamente o motor de busca e não transmitem autoridade mas, em contrapartida, atingem recordes em cliques.
Isto acontece porque o utilizador que recebeu o seu email autorizou que isso acontecesse, ou seja, o primeiro contacto partiu dele, ao contrário das técnicas de tráfego pago, por exemplo.
Por isso é que a utilização deste recurso é recomendada para gerar tráfego qualificado para um site ou blog.