O Google Analytics 4 transforma completamente a forma como as empresas acompanham o seu desempenho online. Perceba o quão impactante é a nova versão e quais as alternativas a esta.
O Google Analytics 4 está a ser restruturado e essa mudança está a afetar a monitorização do desempenho de empresas mundialmente. O seu negócio é um dos que será afetado por essa transformação? Se sim, veja neste artigo quais as mudanças da nova versão e quais são as suas opções estratégicas!
Quais foram as mudanças no GA4?
Não há dúvida nenhuma que o Google Analytics é a ferramenta mais utilizada para a monitorização do desempenho de páginas na internet. Segundo o W³Techs, mais de metade dos sites que existem usam esta ferramenta, possibilitando assim quase 90% de market share.
Esta nova versão vem no sentido de substituir o já familiar Universal Analytics (UA). A transição foi feito a 1 de julho de 2023, quando as propriedades UA deixaram de funcionar por completo — com exceção do UA 360, que apenas será encerrado a 1 de outubro.
Veja quais são as principais novidades do GA4:
- possibilidade de monitorizar apps da mesma forma que fazemos com sites atualmente, ao unir mobile e internet na mesma propriedade;
- mudança na forma como interações são capturadas e categorizadas no sistema, ao utilizar um modelo de eventos que substitui os hit types tradicionais;
- alteração na forma como o Analytics calcula sessões, a partir de um novo evento chamado session_start;
- mudança no bounce rate ou taxa de rejeição, com relatórios que agora priorizam métricas de interações;
- grandes mudanças na forma de gerir a estrutura da conta, com foco em data streams e um peso maior para o uso do Tag Manager (GTM).
Quais são as 5 ferramentas alternativas ao GA4 que a sua empresa pode usar?
Existem vários motivos para ponderar uma mudança, como:
- dificuldade em fazer a transição com sucesso;
- desencontro entre o que o GA4 oferece atualmente e o que precisa para os seus objetivos de monitorização;
- esforço/dificuldade na configuração das novas propriedades.
Seja de maneira definitiva ou num período de adaptação, procurar alternativas ao GA4 pode ser a solução perfeita para ajustar as suas estratégias de TI sem perder dados importantes sobre as interações do público online.
1. Amplitude
O Amplitude é uma ferramenta de Analytics baseada em eventos que tem muitas funcionalidades semelhantes ao GA4 numa estrutura familiar para quem já utiliza o UA há bastante tempo.
Com ele, é possível fazer testes A/B de maneira simples e funcional para entender o que mais é visto nas suas páginas, além de um sistema de dados automatizado que facilita a gestão de indicadores e controlo de resultados.
O Amplitude é um serviço pago, mas pode testar gratuitamente para analisar se é a melhor opção para si.
2. Adobe Analytics
O Adobe Analytics é uma das ferramentas de monitorização mais robustas no mercado, com todo o know-how e infraestrutura de tecnologia.
Pensada para grandes empresas, possui ferramentas completas de análise que se integram a funcionalidades de Marketing Digital e que simplificam o fluxo para estratégias de interações online.
Se quer aproveitar a transição entre serviços para dar ainda mais poder à sua análise de dados, o investimento no Analytics da Adobe pode ser a solução ideal.
3. Heap
O Heap é uma solução para empresas que têm uma relação mais próxima entre TI, Marketing e Vendas. Oferece um sistema de análise de tráfego voltada principalmente para a experiência do cliente em canais digitais.
O seu foco é oferecer insights sobre o trajeto do consumidor online, com funcionalidades que permitem analisar em tempo real a tomada de decisão de utilizadores dentro das suas páginas e entender o que, de facto, converte o seu público.
O Heap tem planos grátis e pago, o que vai depender da sua necessidade de monitorização e tamanho da empresa.
4. Matomo
O Matomo é uma ferramenta de Analytics que utiliza uma abordagem de sessões mais familiar para quem se acostumou ao UA — permite, inclusive, a importação de dados do Google para a sua plataforma.
Além de todas as possibilidades tradicionais do GA, o Matomo tem suporte a testes A/B e, mais interessante ainda, a gravação de sessões para acompanhar todo o trajeto do seu público desde a entrada até à conversão.
Se quer focar-se no desempenho de conteúdo e sites de e-commerce e não quer um impacto grande de uso na sua equipa, é uma opção que vale a pena considerar.
5. Piwik Pro
O Piwik Pro é uma versão comercial do Matomo, portanto apresenta grande parte das mesmas funcionalidades.
A grande diferença aqui é que, por se tratar de uma ferramenta focada no serviço, tem um suporte mais robusto para empresas, incluindo a integração de Customer Data Platform (CDP) no sistema.
É ideal para quem quer continuar familiarizado com o dashboard UA no que diz respeito à segurança, suporte e escala. Assim como o Matomo, tem um grande foco em proteção de dados que se torna uma vantagem para quem segue a LGPD.
Como saber qual ferramenta de dados escolher?
A escolha ideal vai depender do tamanho da sua empresa, capacidade de investimento, skills dos profissionais e objetivos de negócio.
Portanto, a nossa sugestão é que compare, tendo em consideração a sua realidade como balança entre prós e contras. Deve analisar, principalmente, o quanto pretende que a nova ferramenta se assemelhe ao uso da UA, ou se a empresa pode aproveitar a oportunidade para explorar novas abordagens de Analytics.
Seja de maneira transicional, seja de forma permanente, todas estas alternativas ao GA4 têm potencial de ajudar o negócio a crescer. Basta decidir corretamente, planear as adaptações e fazer uma implementação eficiente!