1. A base não é sólida
Antes de pensar em investir em Marketing e Vendas, é necessário fazer a seguinte pergunta: o meu produto/serviço é bom? Uma resposta positiva é determinante para que a sua empresa tenha condições de crescer.
E quem pode responder essa pergunta da forma mais apropriada são os seus clientes. Pode fazer pesquisas de NPS (Net Promoter Score), por exemplo. Um produto ou serviço que não corresponda às necessidades dos consumidores até pode conseguir algumas vendas iniciais, mas isso não é sustentável.
Além disso, é preciso entender profundamente quem é o seu cliente e definir o seu posicionamento. Por fim, perceba quais os custos do seu produto ou serviço e só a partir daí pense em estruturar a sua área de Marketing e Vendas.
2. A estratégia é 100% copiada de outras empresas
Outro erro comum em Marketing e Vendas é tentar imitar totalmente estratégias que foram bem sucedidas noutros negócios. Às vezes, isto é feito apenas como forma de “inspiração” em segmentos completamente incompatíveis.
Existem metodologias que podem ser estudadas e aplicadas, mas é preciso pensar profundamente a respeito delas e fazer as adaptações necessárias. Assim, conseguirá andar com as próprias pernas e reforçar a sua marca.
3. Seguir as trends do momento
Fazer o que está na moda apenas por fazer, por vezes, não é uma boa opção. Vemos muito isso na escolha de canais, por exemplo. Será que o TikTok é mesmo para a sua empresa? E será que vale a pena investir num influenciador digital só porque tem muitos seguidores?
Aconselhamos a que não ande a pular de galho em galho, mas sim que se aprofunde em poucos canais. É preciso muito estudo e compreensão do público para o compreender, além de perseverança na produção de artigos e materiais.
4. Não entender os papéis de cada ação
As áreas de Marketing e Vendas têm, internamente, funções e ações importantes para que seja atingido um objetivo final em comum: fazer mais vendas. Só que nem tudo se resume à hora da venda.
Então, respeite as etapas do funil de Marketing e Vendas e o momento dos seus Leads no processo de compra. Não adianta postar publicidade constantemente nas redes sociais ou querer fazer uma venda diretamente a partir de um blog. Pense em construir relacionamentos, fazer abordagens de remarketing e oferecer conteúdos para conversão, por exemplo.
5. Confiar só nas ferramentas
Ferramentas de Marketing e Vendas podem ser maravilhosas, mas precisam de pessoas qualificadas para programá-las e operá-las. Ter excelentes profissionais é o melhor investimento que a sua empresa pode fazer. E nem sempre estarão prontos para o mercado, então invista em formações, cursos e livros para a sua equipa.