1. Crie o perfil do seu seguidor
Se já pesquisou sobre Inbound Marketing então já ouviu o termo buyer persona. No Instagram, essa necessidade também se aplica. Antes de começar, pense bem na pessoa exata que deseja enquanto seguidor.
Qual é a sua idade, sexo, interesses, hábitos? Quando souber o máximo de informações, será muito mais fácil criar conteúdo relevante a esse perfil. Encontre uma linguagem adequada, saiba que assuntos são interessantes e em quais formatos a persona interage mais.
Resumindo, para que o seu conteúdo seja realmente relevante ao público, é necessário saber quem são as pessoas que acompanham a sua conta. Afinal, não faz sentido criar conteúdo para 1 bilião de pessoas, certo?
2. Faça parcerias com contas semelhantes à sua
Esta estratégia é um comarketing beneficente a ambas as contas. Encontre algumas contas que tenham um público similar à sua e sugira trocar divulgação ou realizar uma parceria.
Pode postar um conteúdo mencionando-os e vice-versa. Procure contas com o tipo de seguidor ideal da sua empresa. Outra maneira de trocar divulgações é fazer um repost.
3. Use hashtags
Hashtags são uma ótima maneira de captar novos seguidores no Instagram, mas a estratégia também pode parecer spam. Em vez de colocar hashtags na descrição do seu post, adicione as hashtags num comentário depois de postar.
A criação de hashtags também pode ajudar a identificar a sua marca, bem como auxiliar utilizadores a encontrar o seu perfil após pesquisarem por determinada hashtag.
4. Use os diversos formatos disponíveis
A rede social começou com a postagem de imagens e vídeos curtos, mas agora é possível publicar até 10 imagens por post e vídeos de 60 segundos. Portanto, aproveitar os formatos disponíveis para publicações tornam o seu feed mais atrativo aos seguidores no Instagram.
Já nos stories, as possibilidades são ainda maiores. O uso de filtros, boomerang e opções como gifs, música de fundo e perguntas são excelentes alternativas para interagir e atrair a atenção dos seguidores.
5. Crie imagens impactantes
Por ser uma rede social com forte apelo visual, as imagens impactantes tendem a aumentar a sua interação e alcance das publicações. Contudo, não se esqueça que a qualidade é um ponto crucial, porque as fotos e vídeos de baixa qualidade prejudicam a experiência do utilizador.
Aproveite para ousar no uso de imagens: fotos em ângulos diferentes, aposte numa boa iluminação e outros diferenciais no seu feed.
Chamar a atenção e destacar-se atrai seguidores. A nossa sugestão é investir num feed harmonioso e com uma identidade visual que ajude na identificação do público. Pensar num mesmo filtro ou em imagens com cores que remetam ao seu branding, são algumas sugestões.
6. Promova questionários
É uma forma muito interessante para ter mais interações e, além disso, conhecer mais sobre os seus seguidores. A opção de criar questionários nos stories é uma ótima ferramenta para conhecer a opinião da sua audiência de maneira mais direta — e sobre qualquer assunto! Criar questionários para os seguidores responderem é uma maneira estratégica e prática de entender o que o seu público pensa.
7. Marque a localização nos seus posts
Ao marcar a localização na foto, os seus seguidores no Instagram podem procurar por aquela palavra-chave na aba de pesquisa e o seu post aparecerá entre os resultados. Marcar as suas publicações com a localização é uma forma de fazer com que outras pessoas encontrem o seu perfil. Também é possível incluir uma nova localização e marcá-la quando precisar.
8. Reveja os seus textos antes de os publicar
Publicações com erros de gramática e ortografia são muito negativas para a sua empresa como um todo. Afinal, isto pode passar aos seguidores uma certa falta de cuidado, noutras situações, pode até diminuir a credibilidade e relevância do seu perfil.
Portanto, sempre que estiver com um post pronto, reveja mais uma vez antes de publicar. Analise o texto, a localização, as identificações e outros aspetos da publicação. Uma dica interessante é escrever o conteúdo e depois esperar antes de rever. Quando terminamos de escrever algo, os nossos olhos e cérebros estão habituados ao que acabou de ser feito. Portanto, ao deixar o texto “descansar” por um período ajuda a ler com atenção e identificar erros.
9. Não publique nem pouco nem muito
Ter uma frequência para fazer as publicações é fundamental. Reter seguidores nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, ter uma consistência para publicar conteúdos tem alta importância. Criar muitos posts de uma só vez pode saturar os seus seguidores no Instagram e fazer com que eles deixem de seguir o seu perfil.
Por outro lado, ficar longos períodos sem publicar no feed e nos stories também é prejudicial. Assim, acaba por ser esquecido. A vida útil das publicações no Instagram duram, em média, cerca de 4 horas. Depois, o alcance é cada vez menor. Com isso em mente, programe as suas postagens de acordo com esse tempo.
10. Partilhe factos do quotidiano
Mostrar bastidores da marca ou quotidiano é uma estratégia boa para se aproximar dos seus seguidores no Instagram. Afinal, o que os utilizadores procuram nesta rede social é, justamente, um conteúdo mais emocional, que tenha valores e que traga uma mensagem que cause algum impacto. Consequentemente, o público criará mais conexão consigo e isso também aumenta as interações. Marcas humanizadas são uma necessidade hoje em dia!
11. Torne-se membro ativo da comunidade
Marcar presença no Instagram vai muito além de realizar posts periodicamente e criar stories chamativos. Para fazer isso, a dica é muito simples: interação. Sim, interagir com os seus seguidores nos comentários e responder a DM’s também são maneiras de tornar a sua conta mais ativa.
Tirar apenas um ou dois dias da semana para fazer isso não é uma boa ideia, porque, às vezes, os seguidores precisam de respostas rápidas. Neste contexto de redes sociais, o ideal é dar uma resposta em até 24 horas.
Seguir outros perfis e gostar de publicações também são interações interessantes, assim como repostar conteúdos que possam ser interessantes à persona. Ou seja, ter um perfil ativo na comunidade é muito mais do que apenas criar posts e receber gostos e comentários.
12. Crie um calendário de conteúdo
Um calendário vai ajudar a organizar e programar as suas publicações no Instagram – lembrando que esse cronograma precisa de fazer referência ao seu negócio. Nesse sentido, pense em publicações que se adequem. Supondo que tem uma empresa de tecnologia, dicas práticas dos seus serviços, datas relevantes, tudo deve ser considerado.
Outro benefício de um calendário é que, quando precisar de postar algum conteúdo, ele já vai estar pronto e não precisa de “perder” tempo à procura do assunto. A sua equipa será mais eficiente com esse tipo de recurso.
Vale a pena postar em dias e horários diferentes. Depois, analise os dados para ver quais são as opções mais favoráveis. Verifique que tipo de conteúdo gera mais interações, os melhores dias e as parcerias que criam negócios relevantes.